Capacitação: O Controle e o Acompanhamento das Politicas Públicas Sociais

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CMDCA com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou capacitação dias 21 e 22 deste, com o objetivo de discutir o Fortalecimento, o Controle e o Acompanhamento das Politicas Públicas Sociais. A capacitação foi  ministrada pela Assistente Social, Secretária Municipal de Assistência Social de São Luís, Dra Andréia Lauande. No primeiro dia tivemos a presença do Presidente da Câmara, o Sr. Assis Araújo, a Vereadora Zilmara Serra, o Secretário de Cultura, o Sr. Eduardo Costa, o Assessor do Ministério Público, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os representantes das Secretarias  e Conselheiros do município.  No segundo dia, tivemos a honra da presença do Prefeito Dr. João Dominici que abrilhantou com uma belíssima exposição, falando da importância desta capacitação nessa atual conjuntura em que estamos vivendo.

Assuntos abordados:

• Politicas Públicas X Politicas de Assistência Social – breve contextualização;
  • O exercício do Controle Social e seus desafios no âmbito Municipal;
  • O Sistema de Garantia de Direitos: limites e desafios
  • Construção em conjunto com os Conselheiros Tutelares de um fluxo para atendimento da criança e adolescente no município;
  • Construção em conjunto com os Conselheiros Tutelares de um fluxo para atendimento a criança e adolescente no município.

Essa Capacitação está sendo de grande relevância ao Governo Municipal e Sociedade Civil, uma vez que possibilitar a discussão, o fortalecimento e a atuação dos Conselhos para garantir e assegurar os direitos da população de São João Batista.